top of page

Problemas de Ereção

O que é?

O Problema de ereção é a condição em que o homem não consegue ter ou manter uma ereção firme o suficiente para uma relação sexual. Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo), aponta que metade dos problemas sexuais no homem correspondem a problema de ereção. Destes, 50% dos homens adultos com mais de 40 anos têm alguma queixa em relação às suas ereções. O desejo sexual (libido) permanece intacto, mas a rigidez e a duração da ereção não são suficientes para ter uma boa relação sexual.

Diagnóstico

Um dos métodos utilizados para diagnosticar o problema de ereção é o ecodoppler peniano, utilizado para medir o fluxo sanguíneo e verificar se existem obstruções arteriais penianas. Outro método utilizado são as injeções intracavernosas, ou seja, dentro do corpo cavernoso do pênis. A injeção serve para aumentar o fluxo sanguíneo das artérias produzindo a ereção. O efeito é passageiro, entre 10 e 20 minutos, e os pacientes que possuem apenas problemas psicológicos respondem positivamente a esse exame por não terem algo orgânico.

Principais
Causas:

Dentre as principais causas orgânicas da disfunção sexual podemos destacar a diabetes, a pressão alta, o uso de anabolizantes, a reposição hormonal sem acompanhamento médico, problemas vasculares, o uso de drogas, de fumo e descontrole hormonal. As causas psicológicas têm origem em experiências traumáticas ou conflitos inconscientes, como o nível alto de estresse, a preocupação com o desempenho sexual e a ansiedade.

Sintomas:

Entre os sintomas que podem identificar problemas de ereção estão:
 

  • Redução do tamanho e da rigidez peniana;

  • Incapacidade de obter e manter a ereção;

  • Redução dos pelos corporais;

  • Atrofia ou ausência testicular e pênis deformado.

Tratamento:

O tratamento para problemas de ereção é individual e depende de cada pessoa e seu estilo de vida. Após a realização de exames específicos, o médico vai indicar tratamento para melhorar a musculatura das artérias do pênis, que pode ser o uso de spray sublingual e a terapia de ondas.

Ícone WhatsApp
bottom of page